Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Meio Ambiente

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente sempre foi uma das grandes preocupações das empresas do Grupo Energisa, que tem um compromisso permanente de convivência harmoniosa com os recursos natur​ais, pensando sempre no desenvolvimento do País e no conforto dos clientes através de ações sustentáveis e responsáveis ambientalmente. Todas as subsidiárias tratam os impactos sociais e ambientais de seus serviços e instalações, através de programas e práticas que evidenciam a sua preocupação e responsabilidade para com o meio ambiente.​

Em 2009, o Grupo Energisa implantou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança do Trabalho (SGMAAS). Com ele, todas as empresas do Grupo Energisa, em conjunto com os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços passaram a adotar ações que busquem sempre a preservação ambiental e a melhoria constante da qualidade de vida em todas as atividades.

Os investimentos em geração são focados em fontes renováveis como eólica, solar, biomassa e hidroelétrica, esta somente através de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), cujos impactos ambientais são reduzidos​. Os empreendimentos de geração do Grupo Energisa são realizados com todos os cuidados ambientais necessários, alinhados a um desenvolvimento sustentável. Ciente de que a implantação de uma usina pode acarretar mudanças e interferências no meio ambiente, a empresa investe em ações que minimizem os possíveis impactos ambientais.

Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança

As empresas do Grupo Energisa, em suas atividades de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia elétrica​, têm como política a busca constante na melhoria do desempenho de seus produtos e serviços, considerando aspectos qualitativos, econômicos, ambientais e de saúde e segurança, assegurando desta forma o desenvolvimento sustentável. Para tanto, são observados os seguintes princípios:

  • Cumprimento da legislação ambiental e de saúde e segurança do trabalho, assim como de outros requisitos legais aplicáveis.
  • Estímulo à educação ambiental, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e otimização da qualidade de vida dos colaboradores, fornecedores e da comunidade.
  • Utilização dos recursos naturais de forma racional e sustentável.
  • Incentivo à pesquisa com vista à adoção de práticas que promovam a proteção ao meio ambiente, a segurança e a saúde dos colaboradores e de terceiros.
  • Atuar junto aos fornecedores e prestadores de serviços no sentido de orientar e monitorar suas atividades, de forma a assegurar a sua regularidade ambiental, de saúde e segurança.
  • ​Compromisso com a melhoria contínua da qualidade de seus processos, produtos e serviços, de forma sustentável.

​Conheça Mais

​​​​​​​​